domingo, 10 de julho de 2011

O lado acústico de Billie Joe Armstrong


O líder do trio verde está lançando uma linha do violão Gibson J-180 com a sua assinatura e para destacar o lançamento o site da marca divulgou um texto contanto a evolução musical dele e do Green Day, graças ao instrumento. Confira a matéria traduzida:
“Começando junto com as bandas de hardcore dos anos 80, o Green Day cresceu e se tornou uma das maiores e de mais sucesso no mundo. E o violão de Billie Joe Armstrong é uma parte cada vez mais presente em seu som.
No início, entanto, era um som cru, simples e revoltado que fazia parte dos seus shows e gravações, presentes em seus dois primeiros álbuns independentes, uma surpresa para quem começou a ouvir a banda a pouco tempo.
Mesmo sendo punks como eles eram, Billie Joe e cia sempre carregavam com eles um violão, como explicou Armstrong para revista Acoustic Rock. ‘No começo, nós sempre levávamos um violão na turnê’, ele conta. ‘Nossos shows eram organizados em porões e salões por garotos que nem sempre tinha autorizações para isto. Então quando os shows eram encerrados por estar com volume muito alto, nós poderíamos fazer uma apresentação acústica e continuar a tocar. Acho que este era o nosso diferencial das outras bandas punks: o show tinha que continuar. Tem uma foto na contra-capa do Kerplunk que o Tré está segurando um violão. Esta foto foi tirada em Tucson, no Arizona, onde o show teve que terminar porque as pessoas da rua reclamaram do barulho’.
Em 1994, quando o Green Day assinou um grande contrato com uma major e gravou o disco de maior sucesso, o Dookie. O som deles cresceu, amadureceu e apresentou uma profundidade e firmeza que poucos dos seus colegas punks poderiam mostrar. Em vez de punk, o som era mais pop, um som com mais ganhos que levou a banda ao todo do universo do rock alternativo e vendeu mais de 15 milhões de discos ao redor do mundo.
Mas o sucesso de verdade ainda estava por vim. Depois de um período de descanso, o disco Nimrod de 1997 trouxe uma nova dinâmica e o violão de Billie Joe em ‘Good Riddance (Time of Your Life)’.
‘Eu estava tentando fazer um som no violão como um instrumento de percussão, do mesmo jeito que o Pete Townshend faz’, explica Armstrong.
Nos anos 2000, Armstrong cresceu de um garoto com um talento especial para os três acordes do punk para um músico completo. Ele usou habilmente o violão no disco American Idiot e nas baladas ‘Boulevard of Broken Dreams’, ‘Give Me Novocaine’ e ‘Wake Me Up When September Ends’, trazendo dinamismo e balanço ao resto do material roqueiro.
Muito deste sucesso veio do conhecimento de Billie Joe sobre música acústica. O poder e o impacto que um violão traz e, claro, sua capacidade natural para criar sons que parecem combinar perfeitamente com os arranjos. Entrevistado pela Acoustic Rock, Armstrong falou sobre o violão quase ser um personagem do disco.
‘Quando ‘Wake Me Up’ começa, você está ouvindo o personagem ao longo da gravação’, ele conta. ‘’O ponto central fica em volta da figura do violão quando a corda sol solta realmente soa’
Billie Joe Armstrong, assim como Hank Williams, Woody Guthrie, John Lennon e seus ídolos Bob Dylan e Townsend, provaram que violões podem fazer rock quando desejado. E proporcionar as cores e sombras necessárias para transformar uma boa música em uma grande canção.”
Confira a original aqui.
Por:@_DrunkBunny
Fonte: The Nimrods

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