quarta-feira, 18 de maio de 2011

Clipes do Green Day #3 - Basket Case

Hoje eu escolhi um clipe/música do Green Day que me fez começar a gostar de punk rock, e claro da banda, Basket Case. Confiram abaixo as curiosidades sobre a música e o clipe:

A música

“Do you have the time to listen to me whine?” assim começa “Basket Case” falando sobre a luta para controlar a ansiedade, recorrendo até a métodos alternativos como procurar "prostitutas" (onde Billie faz uma troca, "he" por "her", que se pode notar no 5° e 6° verso da 3° estrofe, querendo dizer assim um travesti ou algo do tipo). Segundo Billie Joe ele pode ter tido problemas psicológicos como o transtorno do pânico e ele julgou estar ficando maluco ("I think I'm cracking up, am i just paranoid?").


Além de fazer sucesso nos cover, como o da Avril Lavigne a música foi o motivo principal para Dookie ter estourado nas rádios e nas vendas em 1995, mas o sucesso repentino levou à criticas e as pessoas começaram a chamar a banda de vendidos. E foi a música que Billie mais demorou para escrever.

O videoclipe

Este foi o segundo vídeoclipe da banda e foi mais uma vez dirigido por Mark Kohr. O vídeo foi filmado em um manicômio, á pedido da própria banda.

A instituição mental tinha sido abandonada desde então, mas a maioria da estrutra do local continuava ali totalmente destruída. Os membros da banda encontraram arranhões bem fundos nas paredes e vários moldes dentários jogados em toda parte.

O vídeo em um primeiro momento foi filmado em preto e branco, tendo as cores adicionadas depois, contribuindo para o efeito surreal do vídeo.



O vídeoclipe foi indicado em várias categorias no MTV Video Music Awards de 1995, sendo elas “Vídeo do Ano”, “Melhor Vídeo de Grupo”, “Melhor Vídeo de Hard Rock”, “Melhor Vídeo Alternativo”, “Vídeo Revelação”, “Melhor Direção”, “Melhor Edição”, “Melhor Cinematografia”, e “Escolha da Audiência”. O vídeo ainda foi um estouro para a audiência da MTV.

Por: @_DrunkBunny

2 comentários:

  1. Ficou foda a matéria, mas nunca ouvi Billie dizendo que tinha procurado prostituras. rs
    E tipo, não chamaram a banda de vendidos por ciúmes, e sim porque eles faziam parte de uma comunidade punk que era completamente contra a qualquer tipo de "fama", no caso a Gilman. E também "Basket Case" não foi exatamente um estouro, outras músicas como "When I Come Around" e até mesmo "She" faziam muito mais sucesso na época, a música veio representar a banda com o tempo mesmo.
    E esquecesse de dizer que foi a música que Billie mais demorou a escrever.:3
    Mas de resto, a matéria ficou do caralho, e eu super estou acompanhando o blog :D

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário e os avisos, mas sim, o Billie afirma na música que procura prostitutas ("I went to a whore" - "Eu fui a uma prostituta"). Basket Case não foi o único estouro que teve, concordo, por isso coloquei na matéria "foi o principal motivo" (não o único) e foi ela que deu muitos prêmios a banda e elevou a venda do Dookie (MAS NÃO SÓ ELA!). Acho que na parte da crítica pelo cíumes você esta certo, mas também eles não criticaram a banda porque ela era contra a fama, pois o punk rock, que eu sabia, a maioria das bandas não ligam para isso (fama)e sim para passar a mensagem que muitas vezes é contra o governo. Acho que a crítica para com eles foi pelo fato de estarem lançando um estilo diferente de punk rock.
    Mais uma vez obrigada pelos avisos e espero que continua vendo o blog e comentando com sua opinião!! :) E já coloquei na matéria essa curiosidade de que foi a música que o Billie mais demorou a escrever. :D

    ResponderExcluir