terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Especial Dookie



Inicio dos anos 90 o Green Day, começa sua jornada, se  preparando para o 3º álbum, “Dookie”, que foi o pontapé inicial de uma mudança e amadurecimento do Green Day, que, a partir daí, foi se consolidando como um dos grandes artistas dos últimos anos, apesar da comunidade punk rock não pensasse duas vezes ao acusá-los de terem se vendido.

Logo nas primeiras faixas, nota-se a evolução do som da banda como em “Burnout”, uma chateação de um adolescente drogado, seguida da raiva causada por alguém que aparentemente você não se importa de “Having a Blast” e raiva adolescente segue em “Chump”.

Na sequência vem “Longview” falando de masturbação, drogras e mais tédio. Os problemas da adolescência falado de forma direta e sem muito pudor fizeram desta música o primeiro hit da banda e fez a banda alcançar sucesso no mundo inteiro, afinal no mundo inteiro existem adolescentes que fumam e se masturbam.  


 A quinta música “Welcome to Paradise” falando sobre o filho que sai de casa e vai viver na favela cercado de várias mazelas sociais, mas mesmo assim ele prefere isso à voltar pra casa e, também, presente em Kerplunk (1992), foi regravada e ganhou uma nova cara . “Pulling Teeth”, falando sobre violência doméstica e talvez justificando o se sentir bem fora de casa da faixa anterior, é a sexta faixa do álbum.



 Do you have the time to listen to me whine?” assim começa “Basket Case” falando sobre a luta para controla a ansiedade (recorrendo até a métodos alternativos como procurar prostitutas) e segundo Billie Joe Armstrong ele pode ter tido problemas psicológicos como o transtorno do pânico (e ele julgou estar ficando maluco).


 “She” entra como oitava faixa e sua letra é uma adaptação de uma carta que o vocalista escreveu para uma ex-namorada, em resposta a um poema feminista que ela havia feito para ele anteriormente. E a guerra do mundo adolescente do Green Day continua em “Sassafras Roots” desperdiçando o tempo da mocinha.


O relacionamento amoroso de “When I Come Around” não tem o mesmo peso e nem é um torpedo quanto outras músicas do álbum, mas mostra uma letra mais bem trabalhada e sem tanto ódio no coração, talvez seja algum sinal de maturidade no meio de tanta adolescência.


O álbum fecha com quatro torpedos de menos de dois minutos chamados “Coming Clean”, “Emenius Sleepus” e “In The End”, e “F.O.D” que começa com um violão e voz, mas se revela um petardo do meio pra frente. E, em “All By Myself” (faixa escondida no fim do álbum), o baterista Tré Cool assume a guitarra e os vocais e se diverte por cerca de um minuto.


Dookie é item indispensável aos fãs de Green Day e apreciadores da música dos anos 90 em geral. O som cru dos anos anteriores deu espaço a um pouco mais de melodia, sem que a essência do trio fosse deixada de lado; afinal de contas, o novo contrato com uma grande gravadora não os impediu de falar tudo aquilo que eles tinham vontade. E é importante salientar que este foi um marco para o surgimento de várias outras bandas do gênero como Sum 41, Blink-182, MxPx, Yellowcard e outras. Evidente que nem todos efeitos desta crescente do punk pop foram os esperados, pois, além das banda que citei anteirormente, o punk pop acabou por abrir espaço para o Emo quer você queira ou não.

Por: @_DrunkBunny

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